A luta por um Brasil soberano, democrático e avançado

 

A absurda e ilegal interferência de autoridades britânicas para favorecer a Shell e a British Petroleum no leilão do pré-sal – que resultou em renúncias tributárias pelo governo do Brasil, e que transferem nada menos que um trilhão de dólares para o capital privado, foi o tema que dominou a semana. O blog publicou matérias para esclarecer e denunciar esse atentado à soberania e à economia brasileiras.

A denúncia da ameaça do parlamentarismo golpista, sem apoio popular, castrador da autoridade do presidente a ser eleito em 2018, foi outra pauta importante abordada ao longo da semana.

O governo comunista do Maranhão, de Flávio Dino (PCdoB) foi saudado, em estudo do FGV, como o mais transparente do país – uma qualidade ressaltada no blog, com razão.

A luta dos trabalhadores compareceu no destaque à importância e centralidade da reivindicação da redução da jornada de trabalho, e na entrevista que, comentando os cem anos da greve de 1917, vê a dispersão e desmobilização atual dos trabalhadores como resultado das mudanças introduzidas pelo liberalismo econômico.

São artigos que ajudam a esclarecer, entender, denunciar e fortalecer a luta democrática, patriótica, avançada e pela soberania nacional.

 

Artigos sugeridos para a Revista

 

Petróleo, Petrobras, tecnologia e soberania nacional por Ricardo Maranhão

A dispersão dos trabalhadores enquanto classe esta mais ligada ao liberalismo econômico

História da Shell mostra que lobby e corrupção estão no DNA da empresa

FGV aponta governo Flávio Dino como o mais transparente do país

Jornada de trabalho: a luta por mais tempo livre

O que se sabe sobre o lobby britânico pelo pré-sal brasileiro, por Paulo Flores

Brasil – laboratório neoliberal, por Marcelo Zero

Os muito ricos sonegam sem culpa, por Nick Hopkins

O DNA punitivista do MPF, por Eugenio Aragão