O Brasil e seu destino

Este Blog sustenta que o Brasil desde 2013 reagudizou os dilemas de uma encruzilhada histórica, onde se opõem dois caminhos antípodas para o futuro do país. Algo como uma crise de destino, de inspiração caiopradiana, após ter se esgotado o velho projeto nacional-desenvolvimentista aberto a partir dos anos 1930 e persistente até os anos 1980. É tempo de desafios teóricos – renovar o arsenal desenvolvimentista para os marcos atuais do Brasil e do mundo; estratégicos no sentido de formular o projeto e caminhos para implementá-lo; e de lutas consentâneas com as formas contemporâneas de vivência e consciência social.

O problema mais importante do país é ter um projeto nacional de desenvolvimento soberano, de ampla democracia e liberdades civis voltado para elevar o bem-estar material e espiritual do povo. Já superamos desafios maiores que esses e temos as reservas morais, intelectuais e sociais para tanto.

O artigo a seguir, de César Benjamin, dialoga com esses desafios e o Blog quer registrá-lo em benefício das leitoras e leitores.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/01/1948250-brasil-precisa-de-lider-com-projeto-de-desenvolvimento-diz-cesar-benjamin.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb