A esquerda e o desenvolvimento soberano

Demétrio Magnoli, em artigo* intitulado “Para onde vai a ´nova esquerda´?” busca refletir sobre os impasses do estado de bem estar social, tempo que, julgo eu, não retorna mais. Nessa rota ele afirma que “o nacionalismo é a trincheira da direita”, o que seria, para ele, “uma verdade óbvia.” Haveria hoje uma “nova esquerda” que cultua o Estado-nação, sendo a soberania nacional “a opção fundamentalista que interliga a direita a essa ´nova esquerda´ sem rumo.”

Magnoli parte da crítica à formulação de Dani Rodrik, professor turco de Economia Política Internacional atuando em Harvard, que identificou um “trilema”, problema que só admite a conciliação entre dois de três objetivos, no caso, soberania nacional, democracia e hiperglobalização. Rodrik sugere uma solução que é a renúncia à hiperglobalização, criticada por Magnoli. Continue lendo

Desafios da Estratégia da Revolução Brasileira e a Questão do Poder

Consulta Popular, organização política revolucionária, patriótica e democrático-popular, realizou sua V Assembleia Nacional, que se dedicou a dar balanço da situação do Brasil e o mundo e retomar o debate estratégico sobre a revolução brasileira na presente situação de defensiva em que foram postas as forças progressistas. Fui honrado pelo convite de proferir a palestra abaixo e participar de seus debates.

  Continue lendo

Saídas e Perspectivas para o Brasil (por Walter Sorrentino)

A Revista Princípios publicou na sua última edição texto de minha autoria em que aponto como principal desafio do 14° congresso do PCdoB a busca de alternativas para a retomada do crescimento econômico sob democracia e progresso social. Acredito que este seja um debate fundamental para os comunistas e para todos os brasileiros, por isso o público também aqui no blog. O link da revista está aqui.

Continue lendo

Partido Comunista: que partido, para quê? (por Walter Sorrentino)

No livro Lenin – Presença da Revolução, editado pela Sociedade Amigos de Lênin da Fundação Maurício Grabois, há um ensaio de minha autoria recolhendo reflexões teórico-políticas sobre o partido comunista, sob a perspectiva de Lênin atualizado. Esse livro tem um alto valor em todos os temas tratados, sempre sobre a obra e práxis de Lênin. Apresento aqui o ensaio.

Continue lendo

O papel do Estado no desenvolvimento (por Walter Sorrentino)

Com grande satisfação participei do debate promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, estado que considero altamente politizado, sobre o Papel do Estado no Desenvolvimento. Foi dia 9 de agosto e estive lado a lado com os amigos Márcio Pochmann, presidente da Fundação Maurício Grabois, e Roberto Requião, senador da República pelo Paraná. Debate denso, transmitido em rede, que teve a participação de mais de 300 pessoas. Parabenizo e agradeço o convite formulado pelo deputado estadual Edegar Preto, do PT, presidente daquela Instituição.

Continue lendo