Som pantaneiro se faz com madeira e arte nas curvas da viola de cocho (por Liana John)

Retirado do portal Conexão Planeta

Cinco cordas, cintura fina, quadris largos, caixa fechada e braço curto: assim é a viola de cocho, instrumento musical do Pantanal Matogrossense, com o qual se bota o povo para dançar ao som do cururu e do siriri. De origem portuguesa, mas abrasileirada nas madeiras, nas cordas e na afinação (difícil), a viola de cocho foi registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.

Continue lendo

Conheça o maior sol artificial do mundo localizado na Alemanha (por Any Karolyne Galdino)

Retirado do portal Clube de Engenharia de Brasília

No Centro Aeroespacial Alemão (DLR) ‘s Institute for Solar Research, alguns cientistas alemães acederam um sistema chamado Synlight, que eles descrevem como a maior sol artificial no planeta.

Continue lendo

Pesquisadora da USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria (por Suzana Camargo)

Retirado do portal Conexão Planeta

O plástico se tornou um dos principais problemas ambientais deste século. Estima-se que oito milhões de toneladas dele são jogadas nos oceanos por ano, e que aproximadamente 5,2 trilhões de fragmentos deste material estejam boiando ou depositados no fundo do mar, contaminando a água e matando animais, que os confundem com alimentos.

Continue lendo

Em autobiografia, físico mescla sua história com a da ciência no Brasil (por Reinaldo José Lopes)

Rogério Cerqueira Leite é um dos maiores cientistas brasileiros em atividade. Além disso, dedica grande parte do seu tempo ao estudo e analise da realidade nacional. Por inúmeras vezes tem contribuido para este blog com suas perspicazes leituras. Agora, as vesperas de cumprir 86 anos de vida o físico lança sua auto-biografia intitulada: Um Aprendiz de Quixote.

Pela ocasião compartilhamos artigo do jornalista Reinaldo José Lopes para a Folha de São Paulo.

Continue lendo