Antônio Levino (por Walter Sorrentino)


A dor nos atravessa deixando um vazio e estupor – é o modo como o espírito humano responde ou se protege perante a impotência, o imponderável, o indizível.

Morreu Antônio Levino. Morreu na UTI para a qual foi levado no pós-cirúrgico de uma intervenção de complexidade no máximo mediana. Não sei até este momento porque esse final inesperado.

Continue lendo

Novo ciclo demanda reposicionamentos e estratégias para a construção partidária

Está em curso uma mudança de fase na vida do país: o ciclo dos governo progressistas se esgotou e outro busca nascer, cujos contornos são ainda indefinidos. É preciso ser consequente com essa constatação. O Brasil e as conquistas sociais do povo estão em derrocada acelerada. Há como uma “contrarrevolução” em curso, que avança ferozmente contra tudo que se alcançou em longas décadas de luta, desde tópicos nascidos com o ciclo da modernização brasileira a partir dos anos 1930, e que abate todo o edifício político-social erigido com base na Constituição de 1988 ameaçado de implosão com crescentes violações do Estado democrático de direito.

A maré baixa subtrai perspectivas para a maioria da nação. Sobretudo para a esquerda, o melhor é considerar que se está apenas no fim do começo – o propósito último da ofensiva em curso é garroteá-la, pela tentativa de desmoralização, por processos judiciais facciosos e pela inadimplência

Nesse quadro, são necessários reposicionamentos na orientação política, nas relações com os trabalhadores e segmentos populares, na interação maior com as forças progressistas e democráticas e até mesmo forjar reconfigurações de caráter frentista e não partidistas para poder se apresentar como alternativa eleitoral. Continue lendo

100 anos da Revolução de Outubro: A arte russa

Neste ano celebramos 100 anos do ato inaugural do século XX: A Revolução Russa de Outubro (novembro) de 1917. Em virtude disso, um conjunto de comemorações, homenagens e debates ocorrerão ao longo do ano. Aqui no Blog Projetos para o Brasil discutiremos e repercutiremos opiniões, estudos, características desse processo, bem como seu legado para a luta dos povos de todo o mundo.

Uma dessas grandes contribuições da experiência soviética foi a capacidade de construir uma nova forma de ver o mundo e o ser humano. Isso refletiu nas produções teóricas, acadêmicas, políticas e artísticas estimuladas na união de repúblicas socialistas. Nessa ocasião destaco o papel do cinema e das artes para a polarização frente à estética capitalista.

Diante disso, reproduziremos alguns materiais divulgados pela camarada e amiga, Mazé Leite. No seu blog Mazé (http://artemazeh.blogspot.com.br/) realiza um especial acerca da arte soviética. Inúmeras obras ilustrarão um conjunto de publicações neste blog ao longo do ano.

Abaixo segue a primeira publicação do blog Arte & Ofício que compartilhamos:

Continue lendo

Rússia, 1917. Gloriosa Experiência Histórica (João Amazonas, 1992)

2017 marca os 100 anos da Revolução Soviética, grande experiência social revolucionária de todos os tempos. João Amazonas, em 1993, escreveu o texto que vai postado abaixo e eu recomendo vivamente sua leitura. Continue lendo