Temer libera R$ 13 bi para salvar a pele e corta verba de universidades e pesquisas científicas (por Eduardo Reina)

De um lado, o presidente da República, Michel Temer, liberou mais de R$ 13,4 bilhões em emendas parlamentares e outros benefícios para se livrar da denúncia de corrupção.

Do outro, o mesmo governante cortou drasticamente investimentos nas bolsas de estudo para universidades e estudantes em geral.

Continue lendo

Fundamentos do urgente Projeto Nacional Brasileiro, por Roberto Requião

O senador Roberto Requião dá uma enorme contribuição ao debate crítico necessário hoje no Brasil sobre Um Projeto Nacional. Entre muitos outros méritos ao suscitar a reflexão crítica, está o de apresentar uma visão sistêmica própria para o tema.

O Projeto Nacional de Desenvolvimento deve estar no centro da reflexão das forças progressistas, patrióticas e democráticas para tirar o país da crise e oferecer novas esperanças para o povo brasileiro e para a afirmação nacional. Sem ele, as formulações de fazem parciais, segmentadas ou mesmo fragmentadas, levam a estratégias imprecisas ou falhas para levar o Brasil a novos patamares civilizatórios.

Parabéns ao Senador, o debate mais uma vez fica enriquecido.

  Continue lendo

Edgar Morin: O verdadeiro papel da educação

O filósofo francês Edgar Morin fala sobre um dos temas que o tornou uma influência mundial, a educação. Morin fala sobre a necessidade de estimular o questionamento das crianças, sobre reforma no ensino e sobre a importância da reflexão filosófica não tanto para que respostas sejam encontradas, mas para fomentar a investigação e a pluralidade de possíveis caminhos.

Continue lendo

Tucanos e governo Temer articulam para “endireitar” a UNE (por Fórum)

PSDB e Palácio do Planalto articulam para lançar candidatura de direita na UNE. Carina Vitral (foto), presidente da entidade, diz que, apesar da intromissão do governo em uma entidade independente ser “preocupante”, a participação dos tucanos “que há muito perderam espaço no movimento estudantil, é bem vinda”.

Continue lendo