Garantismo Integral: a “teoria” que só existe no Brasil (por Alfredo Copetti Neto e Ana Cláudia Pinho)

Mais uma da série Estado de Exceção.

É incrível como tudo por aqui é deturpando conceitualmente. Em verdade, não seria demasiado afirmar que, pelas bandas de cá, muito pouco (ou quase nada) se trabalha seriamente um conceito. É como se eles realmente não existissem, não possuíssem um DNA, uma identidade. É como se pudéssemos, nós mesmos, atribuir qualquer sentido para um conceito, um instituto e, até – pasmem – uma teoria! Porém, não há conceito sem coisa, da mesma forma que não há coisa sem história, sem contexto, sem uma tradição, uma construção. Os conceitos não são inventados! Eles hão de possuir uma genealogia. Em suma: o que permite alguém dizer algo sobre algo?

Continue lendo

O “Plano Condor” judicial (por Eugenio Raúl Zaffaroni)

Mais uma da série Estado de Exceção.

O renomado jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, em artigo publicado no jornal portenho Página 12, compara a operação lava jato do juiz Sérgio Moro ao Plano Condor, das ditaduras nos países do Cone Sul, onde a palavra de ordem comum era eliminar os adversários políticos dos regimes militares. Segundo ele, a atual operação judicial no Continente tem por objetivo afastar lideranças populares que ameacem eleitoralmente as corporações e traidores da pátria por meio de uma aliança entre judiciário e mídia.

Continue lendo

Métodos da operação “lava jato” desmoralizam o Direito (por Eugênio José Guilherme de Aragão)

Mais uma da série Estado de Exceção.

Até há pouco era assim: criticar a “lava jato” era atitude política, participar do golpe fingindo que as instituições estavam a funcionar era técnico. Agora, é difícil definir se ter náuseas e ânsia de vômito é técnico ou político. O momento é oportuno para produzir clareza sobre a obtusidade dessa ideológica distinção entre o técnico e o político. É evidente que o primeiro se subordina ao segundo e acaba tudo por ser político.

Continue lendo

Plano Atlanta: o golpe judicial-midiático na América Latina (por Eduardo Vasco)

Mais uma Leitura Recomendada, da série Estado de Exceção.

A conspiração internacional para derrubar os presidentes progressistas do continente com uso da mídia e do Judiciário

“Como não podemos ganhar desses comunistas pela via eleitoral, compartilho com vocês isto aqui.”

Continue lendo