Gestos contraditórios no nordeste asiático (por Amaury Porto de Oliveira)

Retirado do portal Rogério Cerqueira Leite 

O Nordeste Asiático – região onde interagem China, Rússia, Japão e as duas Coreias – é uma das poucas áreas do globo em que perduram conflitos vindos da Guerra Fria. A partição da Península coreana, a problemática do Mar do Norte da China e a questão de Taiwan são exemplos contundentes do fato, todos os quais sofreram o impacto da eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA.

Continue lendo

Colômbia: as Farc já podem criar seu partido político (por João Flores da Cunha)

Retirado do Portal Instituto Humanitas Unisinos

O Senado da Colômbia aprovou no dia 26-4 a regulamentação do partido político que será criado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC. A legislação aprovada garante às Farc participação nas eleições legislativas que serão realizadas no país em 2018.

Continue lendo

França: “escolha sinistra entre o neofascismo e o establishment governamental de direita” (por Mateus Fiorentini)

Reuters

No próximo domingo a França definirá seu ou sua presidente. O Primeiro turno do pleito esteve repleto de emoções com o protagonismo da extrema-direita, representada na candidatura de Le Pen, o papel periférico do Partido Socialista (Benoit Hamon), a derrota do republicano gaullista Fillon e o destaque para Mélenchon pela Frente de Esquerda (França insubmissa). Agora, no segundo turno, a França decide entre Le Pen, nacionalista da extrema-direita e Macron, há pouco desconhecido, ambíguo, mas que defende o caminho “social-liberal” como Toni Blair, Clinton e FHC – forçado a assumir o campo centrista, é mais acertado encará-lo como centro-direita neoliberal.

Continue lendo

Abbas diz a Trump em encontro na Casa Branca que ‘é hora’ de pôr fim à ocupação de Israel na Palestina (do OperaMundi)

Presidente da Autoridade Nacional Palestina voltou a defender solução de dois Estados, que Trump diz ser indiferente a ele; este é primeiro encontro dos dois desde posse do norte-americano.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira (03/05) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “é hora” de que Israel ponha fim a sua “ocupação” de territórios palestinos. Os dois se encontraram na Casa Branca.

Continue lendo