A cultura do suplício e a perversão punitiva brasileira do Século XXI (por Marcos Luiz Alves de Melo)

Se questionarmos um jurista acerca da finalidade da pena, de pronto será respondido que ela atende aos objetivos de ressocialização e prevenção da reincidência do apenado. Em novo questionamento, a respeito das espécies de pena existentes no sistema penal brasileiro, teremos como resposta que as penas existentes são a privação da liberdade, a restrição de certos direitos do indivíduo apenado e/ou a aplicação de multa.

Continue lendo

Eleições e Plebiscito Revogatório Já (por Roberto Requião)

Para se mudar uma realidade, é preciso que a conheçamos em profundidade. A realidade do Brasil, hoje, que é exposta nas redes de televisão, nos jornais e nas rádios é terrível.  Mas ela não é uma realidade completa e fielmente representada por essa mídia.

Continue lendo

Janio de Freitas: Ao ordenar que Lula compareça a 87 audiências, Moro tem atitude rasteira

A exigência de mais acusações a Lula, como condição para reconhecer ao ex-presidente da OAS o direito à delação premiada, de uma parte indica que à Lava Jato continuam faltando provas de muitas ilegalidades que atribuiu (e difundiu) ao seu principal alvo; de outra, reacende o problema do facciosismo com que procuradores deturpam a função constitucional do Ministério Público. A Lava Jato quer, além de novidades acusatórias, saciar a sua obsessão com o mal afamado apartamento no Guarujá, que Leo Pinheiro diz ser da OAS, não se efetivando a compra que Marisa iniciou e Lula rejeitou.

Fonte: Folha

Continue lendo