Quais são as divisões no campo golpista? (por Armando Boito Jr)

Retirado do portal Brasil de Fato

Está claro para todos que o campo golpista está dividido. Nas últimas semanas o que temos visto é o agravamento do conflito entre, de um lado, aqueles que defendem a manutenção de Michel Temer na Presidência e, de outro, aqueles que propugnam a realização de uma eleição indireta para substituí-lo. Entre essas duas posições há uma gama de posições centristas daqueles que hesitam, pendendo ora para um lado, ora para outro.

Continue lendo

“Será preciso defender a democracia brasileira com luta nas ruas”, diz Boaventura de Sousa Santos (por Marco Weissheimer)

Boaventura de Sousa Santos: “As instituições têm que ser pressionadas a partir da rua. Queremos que isso se dê dentro dos marcos democráticos, que já estão muito abalados pelo golpe”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O que está acontecendo no Brasil hoje, a partir do golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff é o caso paradigmático de uma intervenção externa, motivada principalmente pelo fato de que o país era uma das forças importantes dos Brics, em aliança com China e Rússia, que tentavam construir uma articulação alternativa ao capitalismo global sob dominação dos Estados Unidos. A avaliação é do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos que esteve em Porto Alegre, semana passada, participando de um debate sobre a crise da democracia, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Continue lendo

Eleições e Plebiscito Revogatório Já (por Roberto Requião)

Para se mudar uma realidade, é preciso que a conheçamos em profundidade. A realidade do Brasil, hoje, que é exposta nas redes de televisão, nos jornais e nas rádios é terrível.  Mas ela não é uma realidade completa e fielmente representada por essa mídia.

Continue lendo

As mulheres e o Brasil (por Nádia Campeão)

Ainda que as causas que unem as mulheres sejam muitas e continuem atuais – a este respeito nada melhor que o poema de Helena Prestes Lopes declamada por esta incrível garota, que compartilho aqui – , o que exige de cada uma de nós lutar mais e melhor a cada dia, creio que nosso Brasil deva estar no centro da nossa preocupação, agora mais que nunca.

Continue lendo