Mensagem aos presentes no encontro Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes (por Walter Sorrentino)

A Fundação Maurício Grabois realizou ontem, um concorrido debate com o filósofo italiano Gianni Fresu. Em função da homenagem póstuma ao querido camarada Patrício Echegaray, Presidente do Partido Comunista Argentino, estou na capital porteña e não pude participar desse debate. Por esse motivo, publico o texto que pedi que fosse lido para os presentes.

Continue lendo

A guerra contra os servidores públicos (por Fabrício Ribeiro Sales)

Colegas, vivemos o mais brutal ataque ao serviço público e seus servidores de toda nossa história. Os partidos que tomaram o poder através do golpe são aliados do “mercado” – empresários, banqueiros, donos de empresas de comunicação, construtoras, petroleiras estrangeiras, especuladores, planos de previdência e saúde privados – e estão aplicando o mais duro conjunto de medidas para entregar recursos públicos e estatais lucrativas ao grande capital, nacional e estrangeiro.

Continue lendo

Partido Comunista: que partido, para quê? (por Walter Sorrentino)

No livro Lenin – Presença da Revolução, editado pela Sociedade Amigos de Lênin da Fundação Maurício Grabois, há um ensaio de minha autoria recolhendo reflexões teórico-políticas sobre o partido comunista, sob a perspectiva de Lênin atualizado. Esse livro tem um alto valor em todos os temas tratados, sempre sobre a obra e práxis de Lênin. Apresento aqui o ensaio.

Continue lendo